Na última terça-feira, (08/10), o deputado estadual Coronel David (PL), reforçando o ofício nº 832/2022, da vereadora Anny Espínola, do município de Ponta Porã, fez uma indicação na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, direcionada ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja e à Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, para que seja feita uma reforma estrutural na Escola Polo Municipal João Carlos Pinheiro Marques, em Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai.
“Os alunos da rede estadual de ensino conquistarão bons resultados com reformas estruturais. Por isso, fizemos esta indicação de reforma, tão necessária na escola João Carlos Pinheiro Marques, na certeza de que uma melhor estrutura física da escola vai maximizar o aprendizado dos estudantes e elevar as suas pontuações”, esclareceu o deputado Coronel David.
Melhorias estruturais elevam o aprendizado
Esta escola, segundo o QEDU, (portal de Análises de Qualidade de Educação), instituição ligada a Fundação Leman, que conta com 61 redes de ensino e 28 mil escolas para colher dados, apontou que de 2015 até 2019, o rendimento escolar dos alunos na avaliação em níveis qualitativos e proficiência em matemática e português, apresentaram avanços consideráveis e que este investimento possibilitará ultrapassar média de países desenvolvidos, que é 6.
Educação & Estrutura
A pesquisa “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana”, promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), embasa de maneira categórica a fala do Deputado Coronel David. Os estudantes de escolas com melhor infraestrutura tiraram notas melhores em uma prova aplicada pela UNESCO, que fez um balanço destes índices de 2007 até 2010. Os resultados apontaram que na avaliação de matemática, os alunos de escolas de estrutura escolar em melhor condição física, atingiram a nota de 524 pontos, um aumento de 16,2%, se comparado a avaliações correlatas no ensino escolar. A evidência clara é de que a estrutura física escolar, não é irrelevante na aprendizagem cognitiva dos alunos, sendo uma questão de estatística e não de estética.
A escola e sua história
A Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques, situada na rua Coronel Santana, nº 67 – Bairro Aquidaban, foi criada pelo Decreto nº 2278, de 05 de março de 1980. Através do Decreto nº 4491, de 22 de julho de 2002, recebeu nova denominação: Escola Polo Municipal João Carlos Pinheiro Marques.
O nome atribuído à escola provém de um antigo e jovem morador, nascido em 16 de outubro de 1962 nesta cidade, que viveu aproximadamente 16 anos e 11 dias, pois foi acidentalmente atingido por uma arma de fogo e veio a falecer. Em homenagem a seu pai, Astúrio Marques, Oficial do Exército e Médico Cirurgião na cidade de Ponta Porã, os vereadores da cidade escolheram o nome do seu filho para dar nome à escola.
Assessoria de Comunicação Deputado Coronel David