NOTÍCIAS DE MATO GROSSO DO SUL

95% Dos medicamentos da Farmácia Popular passam a ser de graça

Programa Farmácia Popular

A partir desta quarta-feira (10), o Programa Farmácia Popular passa a oferecer gratuitamente 95% dos medicamentos e insumos disponíveis. Segundo informações do Ministério da Saúde, pacientes poderão retirar sem custo remédios para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma, rinite, entre outros, nas farmácias credenciadas.

A atualização representa um avanço significativo para os usuários do programa, que até então contavam apenas com a gratuidade de medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais, além de itens como fraldas e absorventes.

Anteriormente, o ministério subsidiava até 90% do valor dos medicamentos e o cidadão arcava com o restante, conforme os preços praticados pelas farmácias. Agora, 39 dos 41 itens oferecidos pelo Farmácia Popular podem ser obtidos sem custo algum.

O programa, criado em 2004 com o objetivo de facilitar o acesso a tratamentos de saúde, está presente em 85% dos municípios brasileiros, abrangendo cerca de 4,7 mil cidades. Com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, ele tem capacidade para atender 96% da população nacional.

Este ano, o programa expandiu suas iniciativas incluindo a distribuição de absorventes para pessoas em vulnerabilidade e estudantes da rede pública, além de intensificar o credenciamento de novas farmácias, especialmente em regiões com carência de assistência médica, como parte do Programa Mais Médicos.

A expectativa do Ministério da Saúde é que a universalização do Farmácia Popular beneficie aproximadamente 3 milhões de brasileiros já cadastrados, proporcionando uma economia média anual de até R$ 400 por usuário.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!