NOTÍCIAS DE MATO GROSSO DO SUL

Bovinos precoces representam 40% dos abates em Mato Grosso do Sul

novilho precoce

Mato Grosso do Sul registra um avanço significativo no setor de abate de bovinos, com os novilhos precoces representando 40% do total de animais abatidos no ano passado. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (24), dos mais de 3,5 milhões de bovinos abatidos, 1,3 milhão foram novilhos precoces, conhecidos por sua carne de alta qualidade.

Esse resultado é atribuído à adoção de tecnologias pelos produtores e ao apoio do programa Precoce MS, financiado pela Semadesc. O programa, reformulado em abril de 2024, habilitou 521 técnicos que vistoriam 2.250 propriedades rurais cadastradas. Nos últimos 5 meses, o programa abateu 657.224 animais em 26 frigoríficos, gerando R$ 43,1 milhões em repasses.

Com esse cenário, Mato Grosso do Sul, já reconhecido pela qualidade da carne produzida, caminha para se destacar também pelo processo produtivo. Segundo Rafael Gratão, presidente da Associação Novilho Precoce MS, o programa está transformando a pecuária estadual, buscando maior eficiência e abrindo portas para mercados mais exigentes, como o europeu.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!