NOTÍCIAS DE MATO GROSSO DO SUL

Processo seletivo para mestrado e doutorado na UFMS abre inscrições

UFMS

São mais de 1,2 mil vagas em programas de diversas áreas de conhecimento para candidatos brasileiros e estrangeiros

Interessados em cursar mestrado ou doutorado na UFMS em 2025 têm até 24 de janeiro para se inscreverem na página da Pós-Graduação. As oportunidades são para cursos stricto sensu de diversas áreas do conhecimento, oferecidos na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Três Lagoas e do Pantanal.

“A pós-graduação traz muitos benefícios para os profissionais, entre eles: aprofundamento do conhecimento, por meio da especialização e domínio avançado do conteúdo, o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e novas oportunidades de carreira”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio. “A pós-graduação da UFMS é pautada em padrões rigorosos de qualidade, oferecendo aos estudantes amplas possibilidades de crescimento pessoal e profissional. A UFMS conta com professores e técnicos altamente qualificados para atendimento e suporte aos estudantes e infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação”, complementa.

De acordo com o pró-reitor, a formação de mestres e doutores contribui para a excelência acadêmica e reputação da Universidade. “As pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação resultam em publicações e inovações que elevam o prestígio institucional e dos profissionais envolvidos”, destaca.

Frazílio ressalta que a inscrição é gratuita e o edital contempla programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. “Novos cursos também estão disponíveis neste edital, como é o caso do Doutorado em Tecnologias Ambientais e Agronomia. As vagas estão distribuídas em ampla concorrência, ações afirmativas e destinadas ao Programa Qualifica, para servidores ativos da UFMS e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, diz.

O edital com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser acessado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e está disponível, pela primeira vez, em português, inglês e espanhol.  “O edital abrange a seleção de estudantes brasileiros e estrangeiros, então é fundamental para o processo de internacionalização a divulgação do processo seletivo em inglês e em espanhol. A expectativa é de que a divulgação em idiomas estrangeiros possa ajudar na amplitude da divulgação do edital para alunos internacionais que estejam interessados em ingressar na pós-graduação da UFMS”, fala o diretor da Agência de Internacionalização Gustavo Câncio.

Como se inscrever

Para inscrição, o candidato deve selecionar, na página da Pós-Graduação, o botão Inscrições Abertas. Depois, optar pelo curso desejado e preencher a ficha de inscrição, indicar a modalidade de concorrência da vaga, anexar os documentos exigidos pelo programa escolhido e finalizar a inscrição. A previsão para divulgação da lista preliminar de inscritos é 27 de janeiro na página da Propp. Após o período de recursos, a homologação está prevista para o dia 31.

Os programas de pós-graduação terão de 3 a 21 de fevereiro para realizarem a avaliação de mérito do projeto/candidato e a avaliação da proficiência de línguas. A avaliação de mérito poderá ser composta por uma ou mais das seguintes fases: análise de currículo, análise de apresentação do pré-projeto, prova de conhecimentos específicos, uso de notas de provas nacionais da área e análise do histórico escolar. A prova de línguas será realizada on-line, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS no dia 3 de fevereiro.

O resultado final e convocação para matrícula estão previstos para publicação na página da Propp até 25 de fevereiro. A matrícula dos selecionados deverá ser realizada junto aos programas de pós-graduação entre 26 e 28 de fevereiro. A previsão de início dos cursos é 10 de março.

As dúvidas quanto à seleção poderão ser enviadas ao e-mail selecao.propp@ufms.br e adicionalmente aos e-mails de cada curso. Os endereços podem ser acessados no edital.

Texto: Ariane Comineti e Vanessa Amin

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!