A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deu o primeiro passo para realizar um novo concurso público. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3), com a publicação do Ato 41/2025 no Diário Oficial do Parlamento. O documento autoriza o concurso e define a comissão responsável por organizar todas as etapas.
O concurso vai oferecer vagas para quem tem ensino médio e superior, conforme previsto na Lei Estadual 6.278/2024, que trata do Estatuto dos Servidores Públicos do Legislativo.
A comissão organizadora será formada por sete servidores de diferentes áreas, como Gestão de Pessoas, Infraestrutura e representantes do sindicato da ALEMS (SISALMS). Eles vão cuidar da coordenação, fiscalização e acompanhamento do processo seletivo.
O edital do concurso vai trazer todas as regras, como os tipos de prova (objetiva, discursiva e prática), os cursos técnicos exigidos, carga horária e outras qualificações necessárias para os cargos de Técnico Legislativo e Analista Legislativo.
Além disso, o edital poderá exigir exames médicos, psicotécnicos, toxicológicos, registro profissional, avaliação de conduta ética e até teste físico — especialmente para quem quiser atuar na área de Polícia Legislativa.
O último concurso da ALEMS aconteceu em 2016, com 80 vagas para níveis médio e superior. Na época, a organização foi feita pela Fundação Carlos Chagas (FCC).