Nos dias 18 e 19 de junho, o Velódromo do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, foi palco do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Desportivo promovido pela CBJJD. (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo). A edição do torneio contou com disputas de alto nível, além do Desafio Superlutas entre os estados de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.
A seleção do Rio de Janeiro foi composta pelos atletas melhores ranqueados na FJJD-Rio (Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio), e a equipe do Mato Grosso do Sul reuniu os destaques da FSMJJ (Federação Sul-mato-grossense de Jiu-Jitsu), entre eles o atleta de Campo Grande, Jhon Alyson Katumata, 30 anos, da equipe Pantanal Association do professor Fábio Rocha.
O atleta foi aos tatames na disputa por federações, mas foi no individual, pela categoria até 85 quilos, que o faixa-roxa subiu no lugar mais alto do pódio, após vencer 3 adversários. “Tenho o jiu-jitsu como um esporte para qualidade de vida. Desde que comecei a praticar o jiu-jitsu venho competindo pelo estado. Ano passado ganhei o Brasileiro Master no Rio e esse ano consegui ganhar o Brasileiro novamente no Rio”, comemora o lutador.
O campeão começou na modalidade há 5 anos com o incentivo do irmão e tenta conciliar a vida pessoal com o esporte, para conquistar mais vitórias para o Estado. “Pratico jiu-jitsu desde os 25 anos, quando meu irmão me levou para fazer uma aula e desde então não parei mais. Tenho que dividir meu tempo entre trabalho, família e o esporte de uma maneira equilibrada. Até porque viver do esporte não é fácil. Só consegui disputar esse campeonato graças ao programa bolsa-atleta”, finaliza o lutador que compartilha sua rotina de treinos e campeonatos através do seu perfil no Instagram: @jhon_katumata
Fonte: Campo Grande News