Na quinta-feira (24), em Cassilândia, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Cassilândia, Edson Bobadilha, e a diretora de Meio Ambiente do município, a engenheira ambiental Aniele Pace, participaram de uma importante entrevista à consultora do Sebrae/MS, Mariane Scherer. O encontro teve como objetivo contribuir com o programa estadual Carbono Neutro, uma iniciativa da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) para subsidiar políticas públicas voltadas às mudanças climáticas em Mato Grosso do Sul.
Durante a entrevista, foram levantadas informações sobre a realidade ambiental de Cassilândia, como a existência de leis, planos e ações voltadas à mitigação de gases de efeito estufa, uso e ocupação do solo, saneamento, resíduos sólidos, além de aspectos de governança, capacidade técnica e financeira do município.
Segundo o secretário Edson Bobadilha, a participação no levantamento reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável. “Estamos iniciando uma nova fase, com base em dados e diagnóstico técnico, para que Cassilândia avance na agenda ambiental e contribua com o esforço global de enfrentamento às mudanças climáticas”, afirmou.
A engenheira Aniele Pace destacou que, embora o município ainda não possua planos específicos sobre mudanças climáticas, vem se estruturando com ações relevantes, como a forte atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, a implementação da coleta seletiva e ações de educação ambiental. “Esse mapeamento feito com apoio do Sebrae permitirá identificar onde estamos e traçar caminhos para políticas públicas mais eficazes”, completou.
A consultora Mariane Scherer, do Sebrae/MS, explicou que o projeto Roadmap Carbono Neutro tem papel estratégico para o futuro sustentável do estado. “O Roadmap Carbono Neutro é um projeto pioneiro do governo do estado para mapear o nível de maturidade dos municípios com relação às mudanças climáticas. Seus resultados serão apresentados na COP30 e também irão contribuir para que o MS alcance a certificação internacional de estado Carbono Neutro até 2030.”
O programa Carbono Neutro busca auxiliar os municípios sul-mato-grossenses a mensurar e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, além de estimular ações de adaptação climática. O trabalho conjunto com Cassilândia é mais um passo na construção de um estado ambientalmente responsável e resiliente.