Com a chegada do inverno, é fundamental lembrar que os animais de estimação também necessitam de atenção e cuidados especiais durante essa estação mais fria. Dina Regis Recaldes Rodrigues Argeropulos Aquino, médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, destaca a importância de adotar precauções adicionais para garantir o conforto e a segurança dos pets nos meses de inverno.
“Quando a temperatura do corpo sofre queda brusca e intensa, o animal pode desenvolver hipotermia. Diferentes espécies têm diferentes estratégias de adaptação ao frio e nem todos os animais são igualmente protegidos do frio, por isso é preciso adaptá-los para terem conforto e sobreviverem às baixas temperaturas. É importante destacar que as doenças de inverno, semelhantemente aos humanos, acometem os pets quando não imunizados. Devido à imunidade mais baixa, filhotes, idosos e animais que dormem fora de casa, sofrem mais com a queda na temperatura e estão mais suscetíveis às doenças respiratórias”, aponta Dina.
Abaixo, estão algumas orientações e dicas valiosas para proporcionar um ambiente seguro para os pets, de acordo com a especialista:
Proteja-os das temperaturas baixas: Assim como nós, os animais de estimação podem sentir frio. Portanto, é importante limitar o tempo que eles passam ao ar livre em dias extremamente frios. Além disso, considere vestir seu pet com roupas adequadas para protegê-lo do frio durante os passeios.
Mantenha-os aquecidos: Ofereça um local quente e aconchegante para seu pet descansar, longe de correntes de ar frio. Considere o uso de cobertores extras para ajudá-los a manter a temperatura corporal adequada.
Mantenha a rotina de exercícios: O inverno pode desencorajar atividades ao ar livre, mas é fundamental manter a rotina de exercícios do seu pet. Isso ajudará a mantê-los ativos e saudáveis durante a estação fria. Considere alternativas como brincadeiras em ambientes internos ou utilize jogos que estimulem o exercício físico.
Alimentação e hidratação adequadas: Durante o inverno, é comum que os pets necessitem de mais calorias para manter a temperatura corporal adequada. Consulte o veterinário para ajustar a dieta do seu pet, se necessário, e certifique-se de que ele esteja bebendo água suficiente para evitar a desidratação.
Fonte: Camila Crepaldi | camila.crepaldi@cogna.com.br