NOTÍCIAS DE MATO GROSSO DO SUL

Edson Bodadilha concede entrevista ao Portal Leia MS

Edson Bobadilha

O portal Leia MS entrevistou Edson Bobadilha, convidado pelo prefeito eleito de Cassilândia Rodrigo Freitas (PP) para assumir a pasta de desenvolvimento econômico do município.

 

  1. Edson, como você encara esse desafio que é assumir uma secretaria de desenvolvimento na região (Costa Leste) que mais cresce no Estado?

R: Vejo como uma grande responsabilidade principalmente no momento em que 2 dos 3 municípios limítrofes com Cassilândia (Chapadão do Sul e Paranaíba) já possuem uma economia forte e Inocência já começa dar os primeiros passos para receber a Arauco e viver uma imensa expansão econômica. Nossa motivação é a confiança do prefeito Rodrigo que montou uma equipe competente e eficaz para o executivo, além de ser alinhado com as principais forças políticas é um excelente articulador.

 

  1. Quais são suas principais metas e prioridades para o desenvolvimento econômico de Cassilândia?

R: Buscar oportunidades para fortalecer nossa economia, seja apresentando os recursos do nosso município para indústrias e potenciais investidores e também aproximando a prefeitura das empresas que já estão instaladas aqui. O alinhamento com o governo do Estado através da SEMADESC também se faz indispensável para sermos assertivos em nosso trabalho.

 

  1. Como pretende atrair novos investimentos e empresas para o município?

R: Antes de tudo é necessário elencar as potencialidades do município e observar pontos a serem melhorados para que o município receba novos investimentos, precisamos mostrar nosso município e seus recursos em grandes feiras, estamos localizados na divisa com o Estado de Goiás, 150 km do Estado de São Paulo e 150 Km do Estado de Minas Gerais, estamos em um ponto estratégico e precisamos explorar isso.

 

  1. Quais estratégias serão adotadas para apoiar os pequenos empreendedores e fortalecer o comércio local?

R: Cassilândia possui aproximadamente 1300 registros de MEI’s e quase 4 mil associados na associação comercial do município. A economia local é bastante movimentada e ouvir esse empresário é indispensável. Trazer a parceria com o Sebrae e o S do comércio (SENAC) vai possibilitar que esse empreendedor reescreva seu plano de negócios, realinhe seus objetivos e até mesmo busque fundos de financiamento para realizar novos investimentos. Pretendemos realizar reuniões específicas com cada setor, para que possamos buscar soluções assertivas para cada demanda.

 

  1. Como o setor agrícola, uma importante base econômica da região, será incentivado em sua gestão?

R: O agronegócio é o sobrenome do MS, além de termos em Cassilândia uma grande área de seringueiras plantadas, a expansão da área de plantio do eucalipto, temos outras culturas aqui no município. Aproveitar os estudos que estão sendo feitos pela FAMASUL em parceria com o Governo do Estado para a nossa região e trazer propostas para os donos de áreas rurais do município que queiram investir nas culturas que possam ser rentáveis.

  1. Há planos específicos para o desenvolvimento do turismo no município? Se sim, quais são eles?

R: O turismo deve ser visto como potencial atrator de investimentos, temos em Cassilândia pelo menos dois locais que buscaremos fortalecer o turismo, principalmente no que tange o chamado turismo rural, são eles o Salto de Cassilândia, um paraíso natural que merece uma atenção especial e outro o distrito de Indaiá do Sul que, além de ter lindas paisagens, pode oferecer diversas opções gastronômicas através das famílias que vivem da agricultura familiar. As diversas serras podem oferecer exploração para trilhas também.

 

  1. De que forma pretende dialogar com os diversos setores da sociedade, como empresários, agricultores e trabalhadores, para alinhar as políticas públicas às suas necessidades?

R: O diálogo vai ser feito através de reuniões entre os setores, pretendemos conversar com cada nicho, criando momentos para troca de experiências e ofertas de oportunidades.

 

  1. Quais políticas de capacitação e qualificação profissional serão inovadoras para melhorar a empregabilidade da população local?

R: Estive no Sistema S por quase 10 anos, inclusive foi o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) quem me trouxe a oportunidade de conhecer Cassilândia ainda em 2016. Oportunizar qualificação profissional, fortalecer a mão de obra da população para poder atender toda a região. Imagine aqui ser um polo de mão de obra, oferecer manutenção qualificada para os maquinários das indústrias da região, oferecer técnicos qualificados para atendimentos em diversas áreas e até mesmo sermos padrão em atendimento qualificado para nossa região. Parece até sonho, mas acredito que seja possível.

 

  1. Existem projetos previstos para infraestrutura que visem facilitar o crescimento econômico da cidade?

R: São diversos projetos em nosso plano de governo sendo 6 das 24 páginas voltadas para investimentos relacionados ao desenvolvimento econômico do município. Com muita fé em Deus e suor na camisa, Cassilândia estará caminhando com passos largos em direção ao desenvolvimento, isso tudo com muito planejamento e responsabilidade.

 

  1. Como a secretaria pretende lidar com os desafios de sustentabilidade no desenvolvimento econômico do município?

R: Um dos mais lindos projetos a serem executados será o da construção da base de energia solar para abastecer as repartições do município. Sustentabilidade é a vivência do momento, então queremos começar por nós o movimento que fará de Cassilândia a referência de sustentabilidade no MS, Centro Oeste e, quem sabe, Brasil.

 

  1. Que legado espera deixar ao final de sua gestão na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico?

R: Longe de quebrar o princípio da Impessoalidade, quero que o Desenvolvimento econômico da gestão 2025/2028 seja lembrada positivamente por toda a população do nosso município.

 

O portal Leia MS agradece sua participação na entrevista e deseja todo sucesso merecido durante o seu trabalho.

R: Eu quem agradeço a oportunidade e deixo Cassilândia de portas abertas sempre que necessário.

 

Edson de Lima Bobadilha é bacharel em comunicação em multimídia, pós graduando em Gestão Pública. Esteve no Sistema S por 10 anos, sendo Coordenador Pedagógico no SENAC MS na Região Costa Leste entre 2022 e 2024.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!