Em sessão solene realizada nesta 5° feira (15), na sede da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Deputado Coronel David (PL) homenageou os profissionais da segurança pública e personalidades que atuam ou serviram no Estado. A honraria que leva o nome de Medalha de Honra ao Mérito Coronel PM Adib Massad foi criada por meio de proposição do Coronel David e instituída pelo Poder Legislativo desde 2017.
Resumiu o deputado Coronel David (PL) ao descrever o sentimento que tomou conta de todos os presentes na cerimônia de entrega da medalha de honra ao mérito Coronel Adib Massad, realizada na quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em seu discurso, o parlamentar agradeceu a presença de familiares do Coronel Adib, exaltou sua memória e a vida dedicada à segurança pública.
“Consegui atravessar meus mais de 30 anos no serviço policial militar graças aos ensinamentos e valores herdados de meus pais. Mas devo gratidão, também, às grandes lições e exemplos dados pelo Coronel Adib, sempre pautado na retidão, integridade e empenho na defesa da sociedade, contra a atividade de malfeitores de toda espécie, com ênfase na região da fronteira’’, disse o deputado.
O parlamentar, que foi o proponente da honraria instituída em 2017, relembrou o episódio que marcou definitivamente sua ligação com Cel Adib. “Se estou vivo hoje, agradeço a Deus e ao Cel Adib, pois no início da minha carreira, em Mundo Novo, a inexperiência característica dos novatos me colocou numa situação de extremo perigo. Comecei a sofrer ameaças de morte, e sem que soubesse, o coronel Adib agiu para impedir um atentado contra minha vida, fato que só tive conhecimento tempos depois. Por isso este evento é sempre muito especial, pois traduz a eterna gratidão que tenho por esse homem que defendeu com honra e coragem o trabalho da polícia militar’’.
Coronel David sempre trabalhou para que as instituições e profissionais da segurança pública sejam reconhecidos e homenageados pelos serviços que prestam à sociedade. Além de valorizar publicamente os policiais que se destacam na profissão, Coronel David destaca que essa medalha eterniza a gratidão ao saudoso amigo Adib Massad por ter literalmente salvo sua vida.
Aos homenageados, o deputado Coronel David destacou seu ‘’enorme respeito e admiração, pois além de se destacarem em suas atividades, externam em suas vidas valores de elevada moral, respeitabilidade e dedicação à segurança da sociedade, justificando a honra de ostentar uma comenda que traz uma marca tão elevada”.
“Eu sempre faço questão de reafirmar que esta medalha, que leva o nome do Coronel Adib, existe por ele ter sido um homem que lutou bravamente pela segurança em nosso Estado. Ainda em vida, eu pude homenageá-lo. Hoje sua memória segue inspirando e deixa um legado que nunca será esquecido. Sou eternamente grato e sempre me lembrarei dele com imenso respeito e admiração”, salientou Coronel David
O delegado André Matsushita Gonçalves, Superintendente de Segurança Pública e políticas penitenciárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP), que representou o governador Azambuja, discursou em nome dos homenageados. “Todos nós que estamos aqui conhecemos bem o trabalho da polícia, e entendemos que ao assumir o compromisso de servir e proteger, nos comprometemos a doar a própria vida. E somos diferentes exatamente por isso. Ninguém mais faz isso em sua profissão. Por isso, todos os que estão aqui se sentem honrados em receber a medalha Coronel Adib. E a sociedade pode ter certeza que o nosso compromisso continua sendo a luta diária pela segurança pública”, finalizou.
Coronel Adib foi chefe do Estado Maior da PM em 1987. Ganhou notoriedade nacional ao comandar o GOE (Grupo de Operações Especiais) e o GOF (Grupo de Operações de Fronteira), entre 1988 e 1995. Foi também comandante do antigo GOF (Grupo de Operações de Fronteira), em Dourados, na década de 1990.
De ascendência árabe, nascido em Cáceres (MT), o coronel Adib Massad, em seus mais de 31 anos de carreira como policial militar, se destacou por seu trabalho e esforço na restauração da ordem pública e na redução da criminalidade na região de fronteira com o Paraguai, umas das áreas de forte atuação do tráfico internacional.
O Coronel Adib, que prestou valorosos serviços à segurança pública do Mato Grosso do Sul de maneira exemplar, leva hoje -in memorian- como a sua última “patente”, a honra de ter seu nome na medalha que reconhece e valoriza os bons policiais.
Assessoria de Comunicação Deputado Coronel David