O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai entregar amanhã a primeira unidade móvel do Samu Veterinário em Mato Grosso do Sul, destinada ao atendimento emergencial de animais silvestres. A aquisição faz parte de um acordo com a Vetorial Mineração S.A., que converteu parte de uma multa de R$ 827,3 mil, aplicada em 2019 por supressão de vegetação sem compensação à fauna, na compra de hospitais veterinários sobre rodas.
Os trailers serão utilizados no Pantanal sul-mato-grossense e em áreas de Mato Grosso, equipados com energia renovável, reservatórios de água, geradores, tanques de combustível e espaço para primeiros socorros e estabilização de animais. O atendimento contará com suporte de médico-veterinário e integrará as ações da Operação Arca de Noé, voltadas a resgates em casos de incêndios, atropelamentos e outros incidentes com fauna silvestre.
Durante a entrega, será apresentado o Protocolo de Animais Queimados, elaborado pela Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo), que define procedimentos para atendimento a animais vítimas de incêndios florestais. O Ibama também iniciou a distribuição de kits veterinários básicos para manejo e resgate de fauna, que serão utilizados por brigadistas do Prevfogo treinados para primeiros socorros a animais afetados por incêndios.