NOTÍCIAS DE MATO GROSSO DO SUL

Incêndios no Pantanal causam prejuízo de R$ 1,2 bilhão ao agronegócio de MS

Gado

A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) estima que os incêndios no Pantanal causaram um prejuízo de R$ 1,2 bilhão ao agronegócio do estado neste ano. As cadeias produtivas mais afetadas são a pecuária de corte, o setor sucroenergético e a silvicultura.

Entre junho e agosto, mais de 500 propriedades rurais foram atingidas pelo fogo, que já devastou 12,7% da área do bioma. O cálculo do impacto econômico leva em consideração o mapeamento de focos de calor e os valores médios de receita bruta de produção por hectare atingido, mas não inclui os prejuízos à infraestrutura das propriedades.

A seca severa e a falta de chuva agravaram a propagação das chamas. Produtores rurais relatam perdas significativas, com animais mortos e cercas destruídas.

Para auxiliar os produtores, a Famasul criou o programa “SuperAção Pantanal”, que oferece apoio e soluções de recuperação. Técnicos de campo estão visitando as propriedades afetadas para mapear e diagnosticar a situação, propondo ações a curto, médio e longo prazo para minimizar os impactos.

A Famasul também planeja construir uma unidade de educação no Pantanal para oferecer qualificação profissional aos moradores da região, incluindo cursos de brigadista e prevenção e combate a incêndios.

Fonte: G1MS

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!