A massoterapeuta Jaqueline Maria vai lançar em Campo Grande (MS) o projeto “Mãos que Cuidam”, que pretende disponibilizar a massoterapia para crianças com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), que é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental do indivíduo.
Segundo Jaqueline Maria, o slogan já foi protegido porque em outros Estados o projeto “Mãos de Cuidam” é voltado para pessoas da terceira idade. “O mais importante da massoterapia para crianças com autismo é saber abordá-las para poder tocar nelas. A massagem é relaxante e pode ajudar essas crianças, que muitas vezes estão com dores pelo corpo, mas não sabem expressá-las, por exemplo”, disse.
Ela explicou que, com a massoterapia, vai tirar as crianças do sistema simpático, que é o sistema acelerado, e levá-las para o sistema parassimpático, que ajuda a desacelerá-las por meio das massagens, que são manobras que provocam a liberação de hormônios do bem-estar. “Também pretendo fazer estudos para, futuramente, publicar o resultado”, revelou.
O que é a massoterapia
A massoterapia é um termo que engloba diversas técnicas terapêuticas, cujo objetivo é melhorar a saúde e prevenir alguns desequilíbrios corporais. Por meio do ato de tocar regiões do corpo de uma pessoa, realizando movimentos fortes ou sutis, é possível trabalhar os aspectos físicos e mentais de cada um.
A massoterapia é altamente recomendável no tratamento de traumas causados por acidentes e desgastes decorrentes de atividades praticadas de forma incorreta, pois ajuda na recuperação de tendões, músculos e articulações.
Fonte: campograndeinforme